Sávio Barbosa - Veja a programação dos principais canavais do Pará.

Categorias

Mais Lidas

Veja a programação dos principais canavais do Pará.

Carnaval é sinônimo de folia e os paraenses levam a sério os festejos de momo, que começam ainda em janeiro com os blocos pré-carnaval. Alguns municípios têm carnavais tradicionais, que ganharam fama estado afora e atraem milhares de foliões. Diferente do que aconteceu ano passado, em que algumas cidades cancelaram a festa por causa da crise, este ano a diversão está garantida com a programação oficial dos municípios. 

TUCURUÍ 

Em Tucuruí, no sudeste do Pará, a festa é garantida no Carnaval. Com atrações nacionais e regionais, os blocos “Minhocão” e “Os Coxinhas” arrastam uma multidão ao corredor da folia, nas escadarias de Santo Antônio. A programação será de 10 a 13 de fevereiro e este ano a Prefeitura de Tucuruí vai distribuir 10 mil abadás para a população em troca de alimentos não perecíveis.
No dia 10 de fevereiro (sábado), o cantor Tchello Carvalho, revelação da Bahia, é destaque da festa. No domingo (11) as cantoras Silvânia e Paulinha, ex-Calcinha Preta, puxam o trio. Já na segunda-feira (12) haverá desfile das Escolas de Samba de Tucuruí. E na terça-feira (13) de Carnaval a folia vai ser no ritmo de axé com a banda Chicaramba.


Na programação se apresentam também as bandas Tom de Alerta; Meu Forró dos Tops; Swing du Panda; Rodrigo Mendes; Chuchy Rodrigues; Léo Nicácio; Love Top; Anauana Moraes; New Groove; Igor Nemo; Vanessa Cantão; Caferana Pop; Thiagop Castro; Emerson Batista; Edu Santana; Valéria Menezes e Tom Gleytom.

BARCARENA 
A banda baiana Jammil vai abrir o Carnaval Oficial de Barcarena, no nordeste do estado. O grupo vem da Bahia exclusivamente para Barcarena e depois retorna para participar da folia de Salvador. A apresentação da banda será na sexta-feira (9), em um palco montado no Caripí. Serão cinco dias de folia, de sexta à terça-feira de Carnaval.


Além de Jammil, a banda Babado Novo, ex-grupo de Cláudia Leite, também da Bahia, faz parte da programação oficial. Ela se apresenta na segunda-feira (12) no palco que vai ser armado na Praça Matriz de Barcarena. As bandas Mizere, Baladeros, Vila Sertaneja e Nosso Tom também fazem parte da programação.

VIGIA

O Carnaval em Vigia, nordeste do Pará, começou ainda em janeiro, mas oficialmente a programação será aberta no dia 9 de fevereiro com o Bloco Mascarados na Folia. O bloco sai tradicionalmente sexta-feira com as pessoas que moram na cidade, já que no final de semana Vigia é invadida por foliões de vários lugares. A expectativa é que o município receba cerca de 300 mil pessoas. A irreverência é um dos pontos altos da festa.

Shows no palco do espaço cultural, desfile de escolas de samba e muitos blocos fazem parte do Carnaval em Vigia. No sábado (10) saem os blocos Canto do Galo e o Mikaloka. Tem ainda desfile Escolas de Samba no corredor da folia. Já no domingo (11) a programação começa 5h da madrugada com um bloco que acorda a cidade, tem ainda o bloco Vira Panela, Galo de Ouro, Gurijubal, Conserva no Caldo, Bloco do Tatu, Canto do Galo e Mikaloka.

Na segunda-feira saem os blocos ‘Virgienses’ e ‘Cabrasurdos’, em que os homens se vestem de mulher e as mulheres de homens. Nesse dia tem ainda a Gaiola das Loucas. Na terça-feira de Carnaval todos os blocos saem juntos pelas ruas da histórica Vigia.

                                   CURUÇÁ

O Carnaval agita o município de Curuçá, nordeste do Pará, todos os anos. Tem folia no estilo micareta e desfile do famoso bloco Pretinhos do Mangue, em que o abadá é o barro que os foliões passam no corpo todo. Cerca de 15 mil pessoas participam da brincadeira, que alerta para os cuidados com a natureza.

Em 2018 será realizada a 29ª edição do bloco, que sai no domingo (11) e na terça-feira (12). Este ano o bloco traz uma novidade: sairá do porto para evitar danos ao mangue na hora de se sujar. Para que os foliões possam passar o barro, uma caixa d’água com 500 litros de lama estará no local.

O bloco sai as 11h e percorre as ruas da cidade, sem músicas de micareta, apenas com a música do Pretinhos do Mangue toca no trio elétrico. Um carro alegórico traz um caranguejo que mede 1,30m de altura por 3m de comprimento. Outro carro, o da Ostra, vai servir ostra de graça para os foliões, que poderão degustar ainda pratiqueira e gó assados, tudo dentro do bloco.

                              PARAUPEBAS

No sudeste do Pará, a programação de Carnaval em Parauapebas inicia na sexta-feira (9), com a entrega da chave da cidade ao Rei Momo, a escolha da musa e rainha do Carnaval 2018, além de show com Zuiton e banda no Centro de Desenvolvimento Cultural, às 19h.

No sábado (10) pela manhã tem o Torneio da Folia no espaço da bola da portal, a partir das 9h. A tarde tem arrastão de segmentos culturais e blocos oficiais e independentes saindo do Mercado Municipal (Rio Verde) até a Praça de Eventos. Entre as atrações, DJ Grafite, Thiago Miller, Simone e Daniel Gomes. Às 19h a Praça de Eventos recebe a Banda Luxuria, o DJ Ozzi Mix e Cléo Andrade.

Já domingo (11) a partir das 16h tem programação no CDC com DJ Saimon e Vamberto e banda. A partir das 19h a Praça de Eventos o desfile das escolas de samba e shows com as atrações locais Lucas e Cauã, Pedro Coutinho e a banda nacional Araketu.

Na segunda-feira (11) haverá desfile dos blocos independentes e shows no CDC. A partir das 19h se apresentam Diogo Braga, Vitor Ferraz, Banda Tadim de Nós e a atração Silvania e Paulinha, ex-Calcinha Preta. Na terça-feira gorda haverá desfile dos blocos oficiais e shows a noite na Praça de Eventos com o DJ Libra Som, Fernando BG, Léo Bruno e apresentação da passista Poliana Veiga. Se apresentam ainda Munik e Mariane.

                                   CAMETÁ

A Pérola do Tocantins terá uma grande festa de Carnaval, que envolve toda a cidade, com opções pra quem gosta de marchinhas aos rits do axé music. Mais de 60 blocos vão sair no corredor da folia. A programação inicia na sexta-feira (9) com bandas de fanfarra acordando os foliões, às 6h. Durante toda a tarde haverá desfile dos blocos – Fofó. A noite haverá o Carnaval das Águas e a entrega das chaves da cidade. A festa entra pela madrugada.

No domingo (11) a folia começa 4h da madrugada com desfile de blocos. Às 17h haverá programação na Aldeia. Nesse dia o desfile de blocos vai de 17h às 3h30h da madrugada. Já na segunda-feira (12) a programação começa às 13h na praia da Aldeia e segue com os blocos durante toda noite no corredor da folia.

Na terça-feira (13) na Praia da Aldeia, terá Banda de Fanfarra e Gigantes do Carnaval. haverá desfile de blocos no corredor da folia e o Carnaval da Águas com 10 blocos. Na quarta-feira de cinzas ainda tem bloco animando Cametá das 19h às 00h.

                              BRAGANÇA

Na linda cidade de Bragança a programação vai ser de 10 a 13 de fevereiro, em dois lugares simultaneamente: na Estação Cultural Armando Bordalo e na Orla, no Largo de São Benedito. A programação da Prefeitura de Bragança inicia às 20h e vai até 3h. No dia 10, vai ter concurso de rei momo e da musa do carnaval na Estação Cultural Armando Bordalo. A música fica com as bandas Tropa Sertaneja, Mistura Pai D’égua na Orla do Caeté.

                             ABAETETUBA

Em Abaetetuba, vários blocos vão animar a festa na cidade. Os cantores Lucas Lucco, Gabriel Diniz e o DJ Jesus Luz fazem parte da programação do Bloco Me Namora. No Bloco Hyaba traz os sertanejos Thiago Costa e Betto e Naldo.

Fonte G1/Pa
Edição: Blog do Sávio Barbosa