Sávio Barbosa - Jatene implode o PSDB e Pioneiro vira alvo de discórdia e preocupação dentro do partido, por ser a decisão da eleição de 2018. 

Categorias

Mais Lidas

Jatene implode o PSDB e Pioneiro vira alvo de discórdia e preocupação dentro do partido, por ser a decisão da eleição de 2018. 

Jatene, implodiu o PSDB do Pará, por seu projeto pessoal. Prometido e preparado candidato natural a suceder Jatene seria Pioneiro, mas  ai vem a terrível e descarada traição de Simão Jatene, se repetido pelo sua arrogância e prepotência de passar por cima de tudo e de todos pelo poder, como fez com Dr. Almir Gabriel.

Simão optou pelo Márcio Miranda do DEM ser seu sucessor, mesmo sabendo que seu partido tem bons quadros como candidatos. Porém, Pioneiro foi vetado porque atrapalharia as pretensões do Governador em disputar o senado.

Então, como seriam as eleições se Pioneiro, atual Prefeito de Ananindeua, mudasse de posição? Poderia não ter razão, mas lá no fundo de suas mágoas ele tem seus motivos.

Vamos fazer uma pequena reflexão dentro do atual espectro político do nosso estado. O PSDB detém atualmente o governo do estado, a Prefeitura da Capital, e a Prefeitura da segunda maior cidade do estado com mais de 200 mil eleitores, liderada por Pioneiro, e um senador da república, Flexa Ribeiro. Só isso já seria um grande motivo para lançar um candidato do próprio partido partido ao governo nas eleições deste ano, mas vamos lá. Ignorando todas essas vantagens e legislando em causa própria, o governador Simão Jatene resolveu empurrar goela abaixo de sua base e seus partidários a candidatura de Márcio Miranda do DEM para governo do estado, e o pior, nem mesmo o Márcio queria.

Em suas consturas para o governo, estava a saída de Zequinha Marinho do PSC, o atual vice-governador, que ganharia uma vaga no tribunal de contas, para que Márcio, como o terceiro na linha sucessória assumisse a vaga de Marinho e com isso viria à reeleição sentado na máquina governamental. Tudo certo, mas esqueceram de combinar com Zequinha Marinho, que fincou o pé e diz que de lá não sai, e que só acordaria se for o candidato o único e primeiro a vaga de senado, ou assumir o governo e vim à reeleição, ou então, morrerá abraçado com Jatene no governo.

Porém, com sua habilidade, Jatene conseguiu uma costura em que o Presidente da Assembléia aceitasse ser o candidato, mesmo sabendo que a possiblidade do vice sair junto com o governador são mínimas.

Até aí tudo bem, a vaga de Jatene ao senado está assegurada. Independente de Márcio Miranda ganhar ou não a eleição, já deixou o caminho livre para os planos do governador de ir para o senado, pois se Márcio desiste de ser candidato ao governo, seria ele o candidato à Câmara, haja vista que já dividiu para os candidatos a federal e estadual suas bases eleitorais, mas com isso frustaria os planos do atual governador.

E o senador Flexa Ribeiro? Como se posiconaria nesse tabuleiro onde só o Rei Jatene move as pedras? Hummm, mas são duas vagas. É verdade. O PSDB em uma eleição histórica vai fazer os dois senadores? O PMDB do Hélder não vai fazer nenhum, o PT não fazer nenhum, enfim Mário Couto, Lúcio Vale, Jader Barbalho e muitos outros já estão descartados? Mas o Flexa poderia ser candidato ao governo ou o próprio Pioneiro, ambos com boas chances de gaharem as eleições. Mas e o Márcio? E os planos do Jatene?

Pioneiro a decisão da eleição de 2018. 


E se o Prefeito Manoel Pioneiro viesse para o senado na chapa do candidato Helder Barbalho? Ele seria traidor ou estaria traindo? Ou as duas coisas?

Ninguém é obrigado a ficar em um navio que o comandante o está afundando de propósito. E ninguém é obrigado a participar de um suicídio em massa, pois cada pessoa tem livre arbítrio para escolher seu lado, principalmente quando está sendo preterido por seus “companheiros”, onde o líder maior faz planos individualistas.

Aliados e tucanos sabem, que uma chapa com Helder Barbalho, Pioneiro e Mário Couto para o senado seria bem forte. Bastaria encaixar um vice com votos na capital e os planos de Márcio Miranda e Jatene iriam para o ralo. Mas, conhecendo o Prefeito Manoel Pioneiro pelas suas antigas atitudes, ficará na Prefeitura até o final do seu mandato, mas já avisou ao Jatene, que tudo que ele fez por ele em 2014 não fará mas para ninguém. O certo de tudo é o seguinte, o candidato que tiver apoio de Manoel Pioneiro, terá suas chances elevadas de chegar ao poder do Palácio dos despachos.

Foto: Blog do Sávio Barbosa
Fonte: Paulo Castelo Branco/ Edição Blog do Sávio Barbosa.

  • Unknown
    16 de fevereiro de 2018 at 06:32

    Traição política pelo poder, se estão traído entre eles imagina que foram com o povo. Povo Paraense pense nisso votem em pessoas novãs, em pessoas que não estão metida em escândalos.