Sávio Barbosa - Zenaldo está acabando com a cultura e lazer de Belém.

Categorias

Mais Lidas

Zenaldo está acabando com a cultura e lazer de Belém.

Sabemos que por muito tempo a cultura e o lazer da capital vem se perdendo na gestão atual. Carnaval de Belém então nem se fala, agora não vai ter trios elétricos no pré-carnaval da Cidade Velha. Isto durante todo o pré-carnaval desse ano. É uma medida adotada pela Prefeitura de Belém com ordens de Zenaldo, após a decisão do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e do Instituto de Patrimônio Histórico Nacional (Iphan), proibindo o uso de fontes sonoras elétricas na programação que iniciará neste sábado (26).

Segundo o relatório apresentado pelo órgão junto à prefeitura, a alta frequência sonora emitida pelos trios elétricos abalam as estruturas e colocam em risco o patrimônio local. A decisão da prefeitura é válida para todos os eventos da cidade, inclusive a sonorização de eventos como o Círio. Para a Liga dos Blocos, a cultura da capital sai prejudicada com a decisão. “A cultura perde porque este local é o centro de grandes eventos do nosso calendário”, concluiu a Liga através de nota.

 • Liga dos Blocos irá recorrer da decisão.  

Às 10 horas desta sexta-feira (25), o presidente da Liga dos Blocos do Pré-Carnaval da Cidade Velha, Fabiano Scherer, comparecerá à Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional  (Iphan) no Pará, em Belém, para contrargumentar com relação à decisão do Instituto de Conselho Municipal de Patrimônio Histórico de Belém, acatada pela Prefeitura, de proibir o uso de trios elétricos e pranchas de som no Pré-Carnaval do bairro.