No último dia 02 o governador do estado fazia uma live para explicar os temas relacionados ao Coronavírus e a transmissão sofreu um ataque anônimo. Um perfil falso, que tem dois seguidores, fez críticas à Secretária de Comunicação do Estado. Mesmo partindo de uma fonte falsa e sem qualquer checagem da informação, a blogueira Maria José do Socorro Monteiro Mesquita, publicou imediatamente um texto acusatório à Secretária.
Este é um expediente muito utilizado pelos disseminadores de mentiras pela internet: “criam” um fato falso, publicam em algum blog e depois disseminam a matéria do blog por whatsapp. A mentira ganha ares de verdade.
O problema da “notícia” é que a acusação de gestão incorreta sobre a Secretária não se sustenta na realidade: ela não contrata nenhum serviço. Não é ordenadora de despesa e não participa da parte administrativa da Secretaria, se restringindo ao seu papel de assessoria do Governador.
Mas Quem é Dedé?
Então, quem é Dedé Mesquita e quais os motivos que faria publicar uma inverdade, sem checar, automaticamente?
Uma olhada no sistema de funcionários da Prefeitura de Belém desvenda o mistério: ela é funcionária comissionada da Prefeitura de Belém. Pior: não registra presença na Prefeitura desde, pelo menos, 25 de fevereiro.
Em suas próprias redes sociais, ela publicou a despedida e seu novo domicílio: a cidade do Rio de Janeiro. Trocando em miúdos, Dedé recebe dinheiro dos impostos do povo de Belém para, do Rio de Janeiro, atacar assessores de Helder. Coisas de Zenaldo.