A prefeitura de Barcarena, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou um sonho para os moradores da Cabeceira Grande, ao entregar uma nova unidade de ensino na comunidade. A escola Raimunda Barbosa Furtado Caravelas foi inaugurada na última sexta-feira (25) pelo prefeito Renato Ogawa e pela vice-prefeita Cristina Vilaça.
A antiga escola Santa Luzia deu lugar a um prédio maior e mais confortável, com duas salas de aula, ar-condicionado, brinquedoteca, refeitório e com o nome de uma grande mulher que dedicou parte da vida para a educação de crianças e adolescentes da comunidade. “A dona Raimunda é merecedora desta homenagem”, disse a secretária de Educação, Ivana Ramos. “Ela transformou vidas através do seu exemplo”.
A nova escola da Cabeceira Grande tem capacidade para 100 alunos. 73 já estão matriculados. No ato de entrega, o vereador Paulo Ronildo, em nome da Câmara, agradeceu a equipe de trabalho do prefeito Renato Ogawa, que construiu a unidade. “É um prédio de primeira qualidade”, avaliou Ronildo. Além dele, participaram do evento os vereadores Carlinho Negão, Lúcia Nascimento, Esmeralda Gomes, Sônia Cardoso e Ilson da Cedab.
A inauguração foi um momento para reunir alunos e pais de alunos da comunidade. Secretários do município também marcaram presença. Na ocasião, a vice-prefeita Cristina Vilaça destacou o papel das mulheres e a luta delas por uma vida melhor; e elogiou os feitos da homenageada, a dona Raimunda. “Ela foi um exemplo para todos nós, exerceu a força dela”, completou Cristina.
SUCESSO – Em seu discurso, o prefeito Renato Ogawa enalteceu a história da família Furtado Caravelas em favor da educação na localidade, reconhecendo o trabalho de dona Raimunda. Ele também parabenizou e agradeceu a colaboração dos servidores da Semed na construção de uma educação com mais qualidade no município. “Um dos segredos do sucesso é ter bons parceiros”, declarou Renato, agradecendo a participação e o envolvimento dos líderes comunitários presentes nas melhorias conquistadas pela comunidade.