Renilce Nicodemos é oficialmente candidata a deputada federal pelo MDB. A candidatura foi confirmada e anunciada nesta sexta, 5 de agosto, durante a convenção estadual do partido, realizada no Mangueirinho, em Belém, ocasião em que foram confirmados os nomes de Helder Barbalho para reeleição ao Governo do Estado e de Hana Ghassan, ex-secretária de Planejamento e Administração do Estado, como vice-governadora.
Na oportunidade, foram conhecidos, ainda, os demais nomes dos candidatos aprovados pela Executiva nas chapas para deputados(as) estaduais e federais. Este ano, a legenda optou por não lançar candidato ao Senado. Até o momento, MDB, PSB, PP, União Brasil, PSD, Republicanos, PSDB, Cidadania, PDT, PT, PV, PC do B, PTB, Podemos, DC, Avante e Agir formam a coligação de partidos que apoiam a candidatura à reeleição de Helder Barbalho ao Governo do Pará. O evento contou também com a presença de prefeitos, correligionários, apoiadores, representantes e lideranças do partido.
Sobre Renilce Nicodemos – Natural de Marapanim na região Nordeste Paraense, Renilce Nicodemos tem 45 anos e entrou na vida pública em 2014. Sua atuação é focada nas mulheres para ampliação de seus direitos, oportunidades e conquistas sociais.
Sem nunca esquecer suas origens, a parlamentar, que hoje é candidata a deputada federal pelo MDB, venceu os desafios de vida com sua formação em Gestão Pública, e atuou como assessora parlamentar federal e secretária de Estado de Governo, conhecendo uma realidade diversa e realizando inúmeras ações em prol do esporte e cidadania.
Como deputada eleita pela primeira vez em 2018 para uma cadeira na Assembleia Legislativa do Pará, vem, desde então, participando e presidindo importantes comissões do Poder Legislativo. Tem atuação destacada em projetos e ações que visam ampliar as políticas sociais para as mulheres, a família, crianças, juventude e minorias, buscando, ainda, apoiar os municípios paraenses em suas necessidades mais urgentes.
Renilce recebeu inúmeras honrarias municipais, estaduais, legislativas, de autarquias e entidades representativas da sociedade paraense em reconhecimento a sua atuação. Ao definir seu trabalho numa frente ampla que recebe o apoio de seus pares na Alepa, do Governo do Estado e do meio empresarial, diz, simplesmente, que luta com a força de todas as mulheres paraenses por um Pará mais justo, com mais desenvolvimento para seu povo em todas as regiões.
“Temos um trabalho muito forte de cunho social, que tem encurtado a distância do atendimento para agricultores, ribeirinhos e outras pessoas que moram distante dos centros das cidades. Reforçamos esse trabalho ainda mais com o projeto Casa Rosa, que leva atenção básica, consultas e exames para mulheres, inclusive, com foco na prevenção do câncer de colo de útero e de mama. Por onde passo, o povo do meu amado Pará tem pedido para que eu busque novos horizontes e, assim, possa ampliar o alcance do nosso trabalho e proporcionar mais qualidade de vida para a população. Acredito que isso seja uma confirmação de que nossa missão está sendo cumprida”, avalia Renilce Nicodemos.
Iniciativa – Idealizado pela deputada, o projeto Casa Rosa é uma extensão do trabalho desenvolvido pelo Instituto Ercília Nicodemos, que promove ações de saúde, levando às comunidades médicos especialistas que atuam para prevenir a ocorrência e evolução de vários tipos de doenças, e, ainda, ações na área da cidadania.
A Casa Rosa conta com o incentivo do Governo do Estado e atua também disponibilizando orientações, resgate da autoestima feminina e promoção de ações de combate à exclusão social. Os municípios de Portel, Paragominas, Abaetetuba e Porto de Moz já contam com unidades do projeto, que deve se expandir, em breve, para outras localidades.
Por Willian Serique | Foto: Blog do Sávio Barbosa