Com a equipe de transição formada e já atuando em Brasília, os nomes cotados para os principais ministérios do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passam a ocupar espaço de destaque no debate político. A expectativa é de que sejam criados ou desmembrados até onze ministérios, elevando o número total de pastas dos atuais 23 para até 34.
Após a confirmação de equipes técnicas do governo de transição divididas em 31 setores, também tem sido levantada a hipótese de que esse desenho seja reproduzido na montagem da Esplanada dos Ministérios. Por enquanto, nenhum nome ou pasta foi confirmado oficialmente.
O Pará também vem sendo protagonista nesse cenário, já que o MDB indicou o Senador Jader Barbalho para compor o conselho político do grupo de transição. Entre os nomes cogitados e citado pelo Portal ESTADÃO em um artigo nesta quarta-feira (09) o nome do jovem empresário e Presidente Estadual do MDB no Pará, Jader Barbalho Filho aparece para assumir o Ministério das Comunicações.
Esse protagonismo do Pará nessa articulação se dar a bagagem política dos Barbalhos, devido o Governador Helder Barbalho ter sido eleito em primeiro turno o governador mais votado do país, com cerca de 71% dos votos válidos. O Grupo de aliança de Helder Barbalho teve papel fundamental nas articulações dentro e fora do MDB no apoio ao presidente Lula.
Utilizando de seu prestígio, Helder entrou de corpo e alma na campanha em todo o Pará, mobilizando sua base partidária e lideranças na capital e no interior do Estado, conseguindo reverter votos bolsonaristas e ampliando em muito a margem de votos que o petista recebeu no Pará no segundo turno, se consolidando com uma liderança política nacional que terá papel fundamental na execução de políticas pública do presidente eleito no Norte e na Amazônia.