Para lembrar o Dia Internacional de Combate à LGBTIfobia, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), em parceria com os órgãos estaduais, Ongs e entidades da sociedade civil que lutam pelos direitos da população LGBTI+, promoverá a “Ação de Cidadania, Direitos Humanos e Cultura”, que terá como tema “Cidadania e resistência para a nossa existência” e será realizada na próxima segunda (17), das 9h às 18h, no Centur. Seguindo os protocolos de prevenção contra a Covid-19, a programação ofertará diversos serviços para garantir acesso aos direitos básicos da população LBGTI.
Além da Sejudh, a programação contará com o apoio da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), Diretoria de Prevenção (Diprev) da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Fundação PARÁPAZ, Fundação Cultural do Pará (FCP), Secretaria de Cultura do Estado do Pará (Secult), Banco do Estado do Pará (Banpará) e Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac). Também apoiam o evento as ongs e movimentos ligados à causa LGBTI: Sapato Preto – Lésbicas Negras da Amazônia, Mães pelo Arco-Íris, Grupo Homossexual do Pará (GHP), Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos e Ações Estratégicas, Coletiva LesboAmazônidas, Movimento LGBTI Pará, Themonias, Trans Amazonies, Ong Olivia, Rede Paraense de Pessoas Trans e Grupo de Resistência de Travestis e Transexuais da Amazônia – Gretta. Além disso, participam também da ação a Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa); a Coordenadoria de Diversidade Sexual e Gênero da Prefeitura de Belém; e Comissão da Diversidade Sexual e População LGBTI da OAB-PA.
Durante a ação voltada para a população LBGBTI+, diversos serviços essenciais serão disponibilizados pelos órgãos estaduais e entidades, das 9h às 15h. De acordo com a programação, serão oferecidas emissões de 100 RG’s, testes para Covid-19 e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), distribuição de insumos de prevenção às ISTs, orientações médicas sobre a Covid-19, emissão da 2ª via de certidão de nascimento e de óbito, ofícios para emitir as certidões de protesto para a adequação civil de nome e gênero para pessoas trans, além de orientações jurídicas sobre como registrar um caso de LGBTIfobia. Das 12h às 17h será realizada a programação cultural com exibição de filmes, performances, shows e o ato-manifesto cultural do movimento LGBTI.
Informações Agência Pará