Sávio Barbosa - Alepa assina Termo de Cooperação Técnica com Câmaras Municipais do Baixo Amazonas.

Categorias

Mais Lidas

Alepa assina Termo de Cooperação Técnica com Câmaras Municipais do Baixo Amazonas.

Na quarta edição do Forma Alepa/Elepa Itinerante – região Baixo Amazonas, que iniciou na manhã desta quinta-feira (21) na Câmara Municipal de Santarém, o presidente da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), deputado Chicão, assinou o Termo de Cooperação Técnica entre a Casa de Leis e Câmaras Municipais da região. O objetivo é qualificar a atuação de servidores públicos. O trabalho em conjunto é para a implantar o Programa de Formação Continuada e Modernização do Poder Legislativo, que irá estabelecer e regular a implementação das ações de continuidade de formação. A Alepa busca viabilizar meios técnicos como modelos de modernização da legislação envolvendo a tecnologia, comunicação, informação, educação.

“O Forma Alepa, por meio da Escola do Legislativo, busca orientar os servidores que prestam serviços públicos para a população. Nossa equipe trabalha para melhor atender os que precisam dos serviços da Alepa. A finalidade desse trabalho é fazer com que o setor público tenha um treinamento melhor do que ele tem hoje. Considero relevante a vinda da escola da Alepa para a região, assim como para as demais, nosso intuito é contribuir com todas”, disse o presidente da Alepa, deputado Chicão. “Estamos sendo referência para outras Assembleias Legislativas nesta atividade. O Termo de Cooperação Técnica hoje assinado será coordenado pela Escola do Legislativo da Alepa e permitirá maior qualificação dos agentes públicos e servidores, destacando a importância da qualificação para os gestores e servidores públicos”, finalizou. 

“Essa ação irá se consolidar ainda mais. Assinar esse termo de cooperação técnica com a Alepa reapresenta servir melhor à população da região “, disse o presidente da Câmara municipal de Santarém, vereador Ronan Liberal. “Para nós, a Alepa é um exemplo em suas ações e o presidente, deputado Chicão, está de parabéns “, afirmou. 

Para o deputado Raimundo Santos, os servidores devem aproveitar essa oportunidade. “O aprendizado adquirido aqui deve ser colocado em prática. A iniciativa desse trabalho é única, nunca vista na história da Alepa”, disse ele.

O vereador Josivaldo Moreira, conhecido como Josi do Óleo, presidente da Câmara municipal de Curuá, participou da ação. “Com toda a certeza, esse Termo irá ajudar nossos servidores a desempenhar melhor sua função. Para nós é um privilégio receber a Alepa e a Escola do Legislativo para juntos somarmos para o bem da região. Meus agradecimentos pela capacitação, aproveito cada minutos dos temas que estão sendo ofertados”, destacou. 

“Conheço a história da Escola do Legislativo da Alepa. Essa gestão olha para o servidor público, isso é muito bom. O que estamos assistindo aqui é o que todas as escolas legislativas precisam realizar para a capacitação dos nossos agentes públicos. Parlamentares devem ser preparados para fazer o trabalho para a população, assim como seus assessores. Trabalhar para a comunidade é trabalhar com responsabilidade, com o bem público, isso é ter respeito às pessoas”, disse Florian Augusto Madruga, da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo. “Servidor público deveria ser chamado de servidor do público, mas havendo o respeito. Os estudantes devem conhecer como funciona uma casa legislativa. Nossos alunos, desde cedo, precisam entender como funciona o processo de uma casa de leis e isso deve começar pela escola legislativa de qualquer Assembleia. Parabenizo o presidente atual pelo olhar diferenciado aos servidores públicos. A Escola do Legislativo da Alepa está de Parabéns”, afirmou.

As câmaras municipais devem garantir a manutenção do programa de formação continuada e, principalmente, prestar contas após cada ação prevista no plano de trabalho do Forma Alepa/Elepa.

Por Andrea Santos – AID Comunicação Social/ALEPA | Fotos: Baltazar Costa