Alepa realiza Sessão Solene em homenagem ao Instituto Ação Pensando Bem.

Na manhã desta segunda-feira (28), a Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) realizou Sessão Solene em homenagem aos 18 anos do Instituto Ação Pensando Bem (IAPB). A solenidade atendeu requerimento da deputada professara Nilse Pinheiro, aprovado por unanimidade em Sessão Ordinária.

O grupo IAPB surgiu em 2004 com o objetivo de ajudar pessoas que necessitam de assistência social. O IAPB trabalha sem fins lucrativos. Uma das atividades que o grupo desempenhou ao longo dos 18 anos foi a reforma de várias creches, como a Creche Divina Misericórdia, em Vigia de Nazaré.

“Neste mês de março, fizemos em todos os domingos ações na praça da Batista Campos, com exames de glicemia, verificação de pressão, aulas de alongamento. Colaboramos, da mesma forma, com serviços de emissão de carteiras de identidade. Vamos voltar com essas ações, de forma mais frequente. Com a pandemia, ficamos ausentes durante um tempo”, disse a presidente do IAPB, Carmen Peixoto.

Ela lembrou um episódio em uma creche, no Guamá. “Fui levar um prato de doces para uma criança, em uma festa de Natal. Tinha brigadeiro e bolo, mas ela não quis e perguntei o motivo. Ela disse ‘me dê um abraço’. Isso me comoveu”, relata Carmen Peixoto. “É gratificante ter nosso trabalho reconhecido e sou muito grata a Alepa pela homenagem de hoje. Muito obrigada”, finalizou.

Nos anos de 2013 e 2014, o grupo, conseguiu, também, a reforma da Creche São Geraldo, em Belém. Em 2016, a dedicação da equipe foi voltada à Creche Escola Nossa-Casa, localizada no Guamá, uma entidade sem fins lucrativos que atende 135 crianças. O IAPB gera uma nova oportunidade de vida para muitas pessoas. O valor arrecadado pela instituição para ajudar as organizações é por meio de eventos.

A deputada professora Nilse Pinheiro presidiu os trabalhos. “É uma honra prestar essa homenagem ao IAPB, principalmente nesse momento, ainda de pandemia. Isso é valorizar e potencializar o trabalho do grupo. Elas se dispuseram a contribuir com parte da população paraense. É um instituto que faz o bem, toda a diretoria e os integrantes estão de parabéns, e que sirvam de exemplo para muitos”, comentou.

“Atendemos ao próximo, nossas demandas estão voltadas às reformas de creches, alimentação aos que vivem nas ruas. Ajudamos também pessoas que precisam de tratamento em doenças como o câncer. Nos engajamos em causas que realmente precisam de apoio. Não temos visão alguma de lucro, somos 100% filantropia. Temos uma ação todas as quartas-feiras que recebe o nome de ‘Quarta do Bem’, e já sentimos um aumento na quantidade de pessoas que necessitam da ajuda”, afirmou Alda Dantas, diretora de marketing do IAPB.

As corporações ajudadas pelo IPBA são privadas e, uma vez ao mês, um integrante da instituição vai até o local para ver como andam os trabalhos nos estabelecimentos. 

A deputada Dra. Heloísa Guimarães parabenizou o grupo, que se fortalece nesses 18 anos. “Acompanho os serviços feitos há seis anos, vejo que não é uma entidade que faz ação social da boca para a fora, mas sim, um grupo que se posiciona e consegue construir atitudes concretas na vida de muitas pessoas”, avaliou a deputada.

Heloísa Guimarães anunciou, em tribuna, que vai apresentar uma emenda parlamentar no valor de R$ 200 mil reais para o Instituto. “Esse valor fortalecerá um projeto que eu já pensava em desenvolver, mas não tinha por onde iniciar. Hoje contemplei o instituto, que é uma academia da dor, mas a dor emocional, da vulnerabilidade. Parabéns a todas que integram a instituição”, completou.

Maria das Graças Fernandes Ximenes, diretora comercial do IAPB, falou em nome das homenageadas. “Agradeço a todos que fizeram esse momento acontecer. Sentimos muita emoção em cada ação, terminamos a entrega de alimentos abraçadas, a cada ‘Quarta-feira do Bem’. Eu estou emocionada, somos 72 mulheres que se doam por amor ao próximo. Temos uma presidente iluminada, ela tem um coração enorme, ela faz acontecer. A todas as colaboradoras do IAPB, meus agradecimentos”, falou. Foto: Celso Lobo (AID/Alepa)

As homenageadas durante o evento foram Alda Dantas, Ana Lúcia Lynch, Carmen Peixoto, Ingrid Nazaré de Macedo, Maria das Graças Ximenes e Simone Tavares.

Por Andrea Santos – AID Comunicação Social/ALEPA | Fotos: Celso Lobo