Com o Programa Saúde na Escola (PSE), que tem a finalidade de contribuir para o bem estar e desenvolvimento dos estudantes da rede pública de ensino da educação básica, Ananindeua sob a gestão do Prefeito Dr. Daniel Santos (MDB) foi o único entre os 144 municípios paraenses a ser convidado para participar da II Mostra de Experiências Municipais em Saúde, organizada pelos Ministérios da Saúde e da Educação, cujo o tema é “Aqui Tem Sus”, e realizada entre os dias 6 e 9 de dezembro, em Brasília.
A coordenadora do Programa Saúde na Escola, Soraya Regina Lima, apresentou o programa na mostra com o tema “Prevenção ao Covid-19 no período de suspensão das aulas durantes a pandemia, através do Educa Ananindeua no Programa Saúde nas Escolas”, onde descreveu o funcionamento da rede de saúde implantada pela Secretaria Municipal de Saúde e também do Educa Ananindeua, que foi implantado em TV aberta para abranger todos os alunos, até mesmo os que não teriam contato com computadores ou internet.
“A experiência contava no nosso trabalho durante a pandemia, onde os alunos ficaram sem aulas presenciais e como alguns não teriam acesso a rede de internet. Colocamos as aulas televisionadas e, dentro desse programa, inserimos as promoções à saúde. Esses vídeos-aulas eram ministrados pelas Unidades Básicas de Saúde do Município”, destacou. Dielly Colares que é coordenadora do programa pela Secretaria de Educação (SEMED), também participou do evento.
Foto: DivulgaçãoO evento, que reúne cerca de duas mil pessoas, entre gestores e técnicos, trabalhadores e usuários dos serviços públicos de saúde de todo o Brasil, proporciona o debate e troca de experiências, com o objetivo principal de aprofundar questões sobre a política de saúde com objetivo de aperfeiçoar o Sistema Único de Saúde (SUS).
Ananindeua foi selecionado entre os todos os municípios paraenses para participar da mostra, onde atendeu todos os critérios do Programa Saúde na Escola. Atualmente Ananindeua conta com 73 escolas inseridas no PSE, onde 54 são municipais e 19 estaduais, atendendo alunos de 3 a 22 anos, acolhendo cerca de 35.381 estudantes. O munícipio pactuou todos os níveis de ensino infantil, fundamental, médio e EJA, além de atenderem 50% de alunos da sócio educação, alunos pertencentes ao bolsa família, quilombolas e ribeirinhos.
Programa Saúde na Escola (PSE)
Instituído em 2007 pelo Decreto Presidencial nº 6.286, de 5 de dezembro de 2007, o Programa Saúde na Escola (PSE) é uma política da Saúde e da Educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública, que se unem para promover saúde e educação integral. O PSE é uma estratégia de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras.
Informações Comus/PMA