Sávio Barbosa - Belém garante que não aplicou nenhuma dose de vacina vencida.

Categorias

Mais Lidas

Belém garante que não aplicou nenhuma dose de vacina vencida.

A prefeitura de Belém veio a público esclarecer que não procedem as informações da reportagem veiculada no jornal Folha de São Paulo, nesta sexta-feira (2), que trata que cerca de 26 mil doses da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz fora da validade, que foram aplicadas em 1.532 municípios brasileiros, dos quais cita Belém, com 2,5 mil doses.

O Ministério da Saúde reconhece que erros nos sistemas de registro podem ocorrer e, por conta disso, abriu o sistema para correções. Essas correções identificaram um atraso de registro no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), do Ministério da Saúde (MS).

No dia 2 de fevereiro de 2021, um total de 9.910 doses do lote 4120Z005, com validade para o dia 14 de abril de 2021 foi recebido na câmara fria. O referido lote foi completamente utilizado dentro do prazo de validade.

A Prefeitura de Belém reafirma que exerce um rigoroso controle na aplicação das vacinas, refutando de forma categórica as afirmações da referida reportagem. A prefeitura assegura, portanto, que não há nenhuma aplicação de doses fora do prazo de validade da vacina em Belém. Nosso plano segue avançando sem interrupções.

Controle em Belém

A Prefeitura de Belém, uma das capitais que mais vacinou no país. A vacinação já chegou entre a população na faixa dos 30+, e temos cerca de mil profissionais atuando diretamente na campanha de vacinação, e cerca de 800 mil doses de vacinas já foram aplicadas na capital paraense.