Em 60 dias será lançado o edital de licitação para modernização do sistema de transporte coletivo, com concorrência para ônibus com ar-condicionado. A medida, reivindicada há anos pela população de Belém, foi anunciada pelo prefeito Edmilson Rodrigues, na tarde desta sexta-feira (25). Na mensagem do prefeito, divulgada pelas redes sociais, ele determinou também a nova tarifa, que passará a vigorar a partir de segunda-feira (28) com o valor de R$ 4,00, reajuste menor do que o sugerido pelo Conselho Municipal de Transporte, na quinta-feira (24).
Com a licitação, o transporte público na capital paraense passará de um sistema precário de autorizações por ordem de serviço para um sistema de vínculo profissional entre poder público e setor empresarial, com direitos e deveres bem definidos e contrato firmado por seis anos, prorrogável por igual período desde que, dentre outros quesitos, questões de qualidade sejam observados na prestação do serviço.
A renovação da frota, com a inclusão gradativa de ônibus com ar-condicionado e uma tarifa socialmente justa estão entre os critérios que nortearão a licitação pública, destacou Edmilson.
Informações Ponto de Pauta