O prefeito de Bagre, Clebinho Rodrigues, é o novo presidente da Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó (AMAM), para o biênio 2025-2027. A eleição foi na tarde desta sexta-feira, na sede da entidade, em Belém. Foram também eleitos os dois vice-presidentes da entidade, Valentim Lucas (prefeito de Salvaterra) e Paulo Ferreira (prefeito de Portel).
Clebinho foi candidato único e a eleição foi por aclamação. Isso destaca um aspecto fundamental do pleito, a unidade dos prefeitos em torno do novo presidente.
A AMAM representa os 17 municípios do Marajó (esse número deve chegar a 18 com a transferência de Limoeiro do Ajuru do Baixo Tocantins para o Marajó: essa mudança aguarda apenas a sanção do governador).
“Agradeço aos meus pares pela confiança e também ao apoio do governador Helder Barbalho e da vice, Hana Ghassan”, destaca Clebinho. “Também destaco o apoio do atual presidente da AMAM e ex-prefeito de Soure, Guto Gouveia, de quem fui vice-presidente nos últimos quatro anos”.
Como presidente da AMAM, a primeira meta de Clebinho é incluir efetivamente o Marajó na COP 30, que acontece em Belen em novembro próximo. “No longo prazo, nosso objetivo é acabar com a marca de que o Marajó tem o pior IDH do Brasil”.