Sávio Barbosa - Datafolha: Lula lidera pesquisa presidencial com 48%; Bolsonaro tem 27%.

Categorias

Mais Lidas

Datafolha: Lula lidera pesquisa presidencial com 48%; Bolsonaro tem 27%.

Pesquisa Datafolha finalizada e divulgada hoje mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como líder isolado em simulação de primeiro turno com 48% das intenções de voto. O presidente Jair Bolsonaro (PL) vem em segundo lugar com 27%.

Atrás deles estão o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), com 7%; o deputado federal André Janones (Avante-MG), com 2%; a senadora Simone Tebet (MDB-MS), com 2%; Pablo Marçal (Pros), com 1% e Vera Lúcia (PSTU), com 1%.

Votos em branco, nulos ou em nenhum dos candidatos somam 7% e “não sabe”, 4%. Em votos válidos, Lula tem 54%, ante 30% de Bolsonaro (PL), o que dá a vitória para o petista no primeiro turno. 

No levantamento anterior, de março, Lula pontuou 43% e Bolsonaro, 26%. A diferença entre os dois, que era de 17 pontos, agora é de 21 pontos. O Datafolha informa que as duas pesquisas não são diretamente comparáveis porque houve mudança nos candidatos apresentados aos entrevistados. Saíram do cenário o ex-juiz Sergio Moro (União Brasil) e o ex-governador João Doria (PSDB).

Constam na pesquisa agora de maio, mas não pontuaram: Luciano Bivar (União Brasil-PE), Felipe d’Avila (Novo), Sofia Manzano (PCB), Leonardo Péricles (UP), Eymael (Democracia Cristã) e General Santos Cruz (Podemos).

O Datafolha ouviu 2.556 pessoas, o que resulta numa margem de erro de dois pontos para mais ou para menos. Na Justiça Eleitoral, o estudo está registrado sob o código BR-05166/2022.

Lula vence Bolsonaro no segundo turno

A pesquisa Datafolha mostra que o ex-presidente Lula (PT) vence o presidente Jair Bolsonaro (PL) em uma simulação de segundo turno por 58% a 33%.

No teste de primeiro turno, o petista aparece como líder isolado e em patamar suficiente para liquidar a disputa já na primeira etapa.