Edmilson encontra Palácio Antônio Lemos abandonado.

O ex-prefeito tucano de Belém, não cuidava nem do local aonde deveria ser o local de trabalho dele. Quem dirá da cidade né. Por outro lado, como se não bastasse, o ex-Prefeito ao que parece, há tempos não atendia no prédio da Prefeitura. O secular Palácio Antônio Lemos, como se não bastasse ação do tempo, corre risco de desabar em cima de qualquer gestor ou das pessoas que trabalhavam. O atual prefeito Edmilson Rodrigues, visitou e constatou o real abandono. Uma esculhambação generalizada.

A visita foi acompanhada pelo presidente da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), Michel Pinho, e pelo secretário Municipal de Urbanismo (Seurb), Deivison Costa.

Na oportunidade, o novo gestor falou que está sendo estudado um projeto para a reforma completa do imóvel tombado pelo patrimônio histórico nacional. O Palácio Antônio Lemos, símbolo da Administração do Município de Belém, recebeu obras de restauro na gestão anterior de Edmilson Rodrigues.

No entanto, sem ter novas manutenções em tempo hábil, deixou de ser utilizado como gabinete, pois já estava se degradando a olhos vistos da população ao longo dos últimos anos. O palácio está desativado devido à reforma. Uma empresa especializada foi contratada para executar a primeira fase da obra, que consiste na recuperação da cobertura, das esquadras e das fachadas do imóvel.

As obras foram iniciadas em outubro de 2020 e têm previsão de término em seis meses. Edmilson percorreu o interior e exterior do palácio em que ele despachou como prefeito, de 1997 a 2004, e ficou emocionado com a realidade que encontrou: várias paredes com infiltração, revestimento danificado e detalhes em madeira destruídos por cupins, entre outros.

“Nós estamos falando de uma arquitetura de grande valor, valor histórico e simbólico para a cidade. O que entristece é que além do prédio está destruído, o acervo histórico está sendo deteriorado. O que eu vejo aqui é o resultado de 16 anos de abandono. É estarrecedor”, disse o prefeito.