Governo entrega, em Ananindeua, a primeira Usina da Paz.

O município de Ananindeua agora conta com um complexo comunitário chamado Usina da Paz, projeto inovador integrado ao programa Territórios pela Paz (TerPaz), do Governo do Estado. A entrega deste equipamento público foi realizada pelo Governador Helder Barbalho, na tarde da última quarta-feira (20).

“O objetivo é que nós possamos utilizar esse espaço para atividades culturais, esporte e lazer. Garantindo também serviços de identificação, microcrédito, qualificação profissional, projetos sociais, empreendedorismo… diversos serviços para que, com isto, possamos reafirmar a esta comunidade que compõe os Territórios pela Paz que o Estado está presente e que agora tem um equipamento do mais alto nível. Mostrando que é possível a transformação social a partir de uma grande união do poder público e a comunidade”, informou o governador do Estado, Helder Barbalho.

A cerimônia foi acompanhada pela primeira-dama do Estado, Daniela Barbalho, o senador Jader Barbalho, a deputada federal Alcione Barbalho, o prefeito de Ananindeua, Dr Daniel Santos, o prefeito de Belém em exercício Edilson Moura, e demais autoridades municipais e estaduais.

Durante o evento, simbolicamente 20 famílias foram contempladas com o “Sua Casa”. O programa habitacional concede até R$ 21 mil para construção, reconstrução e ampliação da residência de pessoas em vulnerabilidade. A Secretaria de Saúde Pública (Sespa) realizou também a entrega de cadeiras de roda e equipamentos necessários às Pessoas com Deficiências (PcDs). A Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), órgão responsável por coordenar o projeto, entregou uma placa de homenagem aos moradores, servidores e à primeira-dama do Estado, Daniela Barbalho, pela dedicação do trabalho voluntário prestado ao programa.

Estrutura

Localizada na Estrada do Icuí-Guajará esquina com a Avenida Independência, a Usina da Paz estará em funcionamento no dia seguinte à inauguração. Os moradores vão poder usufruir das instalações de dois prédios principais que irão ofertar diversos cursos, oficinas e atendimento público, um espaço para batedores e produtos de açaí, teatro, complexo poliesportivo, quadra de areia, piscina semiolímpica, playground, área viveiro, compostagem e horta, academia ao ar livre e estacionamento.

“Nós temos hoje aqui no Pará um projeto de inclusão social e de geração de oportunidade mais bem integrado do Brasil, somos 36 secretarias e órgãos de governo atuando no programa TerPaz que produziu 365 mil beneficiamento em dois anos e agora se expande para essa nova etapa que são as Usinas da Paz. Aqui será um conglomerado de serviços que vai transformar a nossa experiência em uma experiência diferente de qualquer outra do Brasil, um projeto revolucionário”, ponderou o secretário da Seac Ricardo Balestreri.

Esse será o primeiro equipamento público a ser entregue. A meta do Estado é a construção de 10 Usinas da Paz entre a Região Metropolitana de Belém (nos bairros da Cabanagem, Benguí, Guamá, Jurunas, Terra Firme, em Belém, Icuí-Guajará, em Ananindeua e Nova União, em Marituba), e no sudeste do Estado (Parauapebas, Canaã dos Carajás e Marabá).

Modernidade

A Usina da Paz do Icuí foi construída em um terreno de 10.725 m2 de área total. A unidade tem área construída de 4.103,29 m2. O projeto foi desenvolvido pela arquiteta Bel Lobo e se adapta às características climáticas da região amazônica, como chuvas durante todo o ano e altas temperaturas. Neste sentido, as áreas de circulação dentro dos prédios da Usina e da Assistência contam com iluminação e ventilação natural.

Pensado dentro de conceito de sustentabilidade, a Usina dispõe de estações de tratamento de esgoto e, dentro da política de neutralização das emissões de carbono geradas durante a fase de construção, a Vale efetuou o plantio de 200 mudas na unidade.

O prédio da Assistência tem um total de 32 salas, já o prédio da Usina conta com 19 salas. Esses ambientes são climatizados com sistema VRF moderno, que promove intensa renovação do ar. 

Parceria

As obras da Usina da Paz do Icuí-Guajará foram executadas em um terreno de 10mil m2, em parceria com a mineradora Vale, por meio de um termo de cooperação.

“A Usina da Paz Icuí, entregue hoje à comunidade, é resultado da parceria e do compromisso social assumido pela Vale junto ao Governo do Pará. Essa é a primeira de seis usinas que serão construídas pela Vale na grande Belém e nos municípios de Parauapebas e Canaã. Projetos como esse, só reforçam o nosso propósito, de melhorar a vida e juntos transformar o futuro das pessoas que vivem nas regiões onde operamos”, afirma o diretor-presidente da Vale, Eduardo Bartolomeo.

A Usina foi entregue ao governo, após 18 meses do início da construção, pronta e equipada. A obra gerou, nesse período, a oferta de 100 vagas de emprego direto, com a contratação de mão de obra local do próprio bairro.

Funcionamento

A partir desta quinta-feira (21), os moradores vão poder usufruir das instalações de dois prédios principais que irão ofertar diversos cursos, oficinas e atendimento público, um espaço para batedores e produtos de açaí, teatro, complexo poliesportivo, quadra de areia, piscina semiolímpica, playground, área de viveiro, compostagem e horta, academia ao ar livre e estacionamento.

Mais de 80 serviços gratuitos serão disponibilizados pelas secretarias e órgãos do Estado, como espaços para atividades esportivas; salas de audiovisual e inclusão digital; atendimento médico e odontológico; consultoria jurídica; emissão de documentos; ações de segurança; capacitação técnica e profissionalizante; espaço multiuso para feiras, eventos e encontros da comunidade.

Também haverá espaços para cursos livres e de dança, teatro, robótica, artes marciais, musicalização e biblioteca. Além disso, será disponibilizado pela Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Pará (Prodepa) sinal de Wi-fi gratuito para os moradores que vivem próximo à Usina da Paz. O funcionamento do complexo será de terça-feira a sexta-feira, das 7h às 22h, aos sábados e domingos, das 8h às 18h.

A auxiliar administrativo, Yone Nascimento, de 29 anos, estava encantada com os espaços. “Achei muito lindo, era o que a nossa comunidade estava precisando. Espero que os moradores cuidem desse equipamento, pois eu vou aproveitar tudo”, disse.

Informações Agência Pará | Fotos: