O presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestou apoio direto à pré-candidatura de Celso Sabino (União Brasil), atual ministro do Turismo, ao Senado Federal pelo Pará. A sinalização ocorreu durante uma reunião reservada no Palácio do Planalto, realizada na noite desta terça-feira (30), com os três ministros do União Brasil: além de Sabino, participaram Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional) e Frederico Siqueira, (Comunicações).
O encontro, que não constava na agenda oficial e foi convocado de última hora, durou quase duas horas. Lula utilizou a ocasião para reforçar o diálogo com o União Brasil — partido considerado peça-chave para garantir governabilidade — e pedir empenho nas pautas prioritárias do governo no Congresso neste segundo semestre.
Apesar do tom institucional, as eleições de 2026 também estiveram na pauta. Lula foi categórico ao dizer a Sabino:
“Não desista da candidatura, que você vai ser meu senador lá.”
Além de garantir o apoio à pré-candidatura, o presidente afirmou que vai conversar com o senador Davi Alcolumbre (União-AP), liderança influente na sigla, na próxima semana, para discutir o posicionamento do partido nas eleições ao Senado. Também pretende ouvir Antonio Rueda, presidente nacional do União Brasil, para compreender melhor o cenário político da legenda nos estados.
Com esse gesto, Lula reforça a intenção de montar um palanque forte no Pará e garantir um aliado estratégico no Senado, mirando estabilidade política e alianças sólidas para o próximo mandato.
Informações: Lauro Jardim- O Globo