Sávio Barbosa - Meios de Comunicação, Técnicas e Processos Legislativo fecharam o ultimo dia do Forma Alepa.

Categorias

Mais Lidas

Meios de Comunicação, Técnicas e Processos Legislativo fecharam o ultimo dia do Forma Alepa.

O segundo e último dia do Forma Alepa/Elepa Itinerante na região do Guajará iniciou na manhã desta sexta-feira (6), no auditório da Unama em Ananindeua, com a palestra Técnicas e Processos Legislativo, Competências, Efetividade e Controle de Constitucionalidade, ministrada pelo Dr. Jeferson Bacelar, da Escola Judicial do Poder Judiciário do Pará, e pelo Dr. Frederico Oliveira, do Ministério Público do Pará.

Segundo Dr. Jeferson Bacelar, a oportunidade de falar sobre o tema deve fazer com que haja uma busca das câmaras municipais na garantia de textos normativos, elaborados por legisladores. “Esse passo é a garantia de direito, ele se dá com as conformidades da Constituição Federal e Estadual. Nosso foco aqui é a constituição do Estado do Pará. Além disso, aproveitamos para trazer a informação aos assessores e vereadores de que o Ministério do Estado do Pará (MPPA) assumiu uma nova postura no que concerne ao controle de constitucionalidade das Leis Municipais. Portanto a atenção precisa ser redobrada, pois a responsabilidade de elaborar normas que não estejam de acordo com a Constituição do Estado é ainda maior”, disse.

A Escola do Legislativo do Parlamento Paraense está de parabéns pela iniciativa do curso. As leis municipais do Estado do Pará precisam estar ajustadas bem face da Constituição do Estado do Pará e da Constituição Federal”, apontou Dr. Frederico Oliveira, do Ministério Público do Pará.

Meios de Comunicação e a Imagem do Político, abordado por Alda Dantas Tocantins, coordenadora de comunicação Alepa, iniciou a programação da tarde, a partir das 14 horas.

A imagem é o fator mais importante na construção do que a pessoa realmente quer ser. Não adianta tentar criar um personagem, é necessário ter empatia e ser verdadeiro. E, isso se constrói pela comunicação.

“Falar sobre comunicação hoje é um desafio para qualquer pessoa que trabalhe na área. As notícias eram transmitidas em primeira mão pelos canais televisivos, até pelo impresso, mas agora são apresentadas em tempo real pelos portais e redes sociais. E os telespectadores e os leitores migraram para outras mídias, com a facilidade dos celulares, tablets, redes sociais, internet, games e os poderosos serviços de streaming”, disse Alda Dantas.


Ela também destacou que “O político deve saber aonde está  o seu eleitor e isso exige estudo, pesquisa e muito conhecimento. É necessário saber o nicho eleitoral que o político representa. A ideia de aproximar os poderes legislativos com esses cursos de capacitação é uma iniciativa inovadora”, finalizou.

Maria do Espírito Santo, jornalista, 49 anos, é a  diretora de departamento da Câmara Municipal de Benevides.  Para ela, o curso ofertado irá somar com seu conhecimento dentro da comunicação. “Esse tema me chamou muita atenção, tudo o que foi falado aqui é de grande relevância para os que lidam diretamente com o meio político. O tema veio aperfeiçoar o meu conhecimento. Essa iniciativa foi importante e que mais conhecimentos possam ser levados, pela Escola do Legislativo às  diversas câmaras municipais. Iremos desenvolver melhor o trabalho”, afirmou.

O Forma Alepa/Elepa Itinerante estará em Redenção nos dias 19 à 21 de setembro com o mesmo formato de trabalho.

Por Andrea Santos – AID Comunicação Social/ ALEPA | Fotos: Ozeas Santos