Em uma época que o Brasil bateu o recorde de desempregos, 14,7 milhões de trabalhadores desocupados, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Prefeitura de Ananindeua tem se empenhado para gerar empregos através das obras de infraestrutura.
“Estamos investindo R$ 12 milhões de reais em saneamento que vai gerar empregos diretos e indiretos. Serão mais de 500 oportunidades de trabalho para a população no bairro de Águas Lindas. O nosso compromisso é que em todas as obras de infraestrutura de Ananindeua sejam utilizadas mão de obra local”, afirmou o prefeito Dr. Daniel.
31 ruas da Comunidade Moara, em Águas Lindas vão receber a instalação da rede de drenagem, estações de tratamento de esgoto, terraplanagem, meio fio, pavimentação, sinalização e iluminação pública.
Para a realização dos serviços que iniciarão ainda neste mês de agosto, a equipe da Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (Semcat) esteve nesta segunda-feira (09) na sede da Associação de Moradores da Comunidade Moara e Jerusalém recebendo currículos dos moradores locais que pleiteiam vagas para servente, encanador, pintor, pedreiro e eletricista.
O morador Paulo Ricardo, de 27 anos, madrugou na frente da sede para garantir o seu atendimento. “Cheguei aqui 4:30h da manhã para ser o primeiro a ser atendido. Estava ansioso e quando vi essa oportunidade, não pensei duas vezes e vi correndo garantir a minha oportunidade. Hoje faço trabalho de bico, mas minha família precisa de uma renda fixa”, falou o morador.
Gerson Belém, de 60 anos, é um dos candidatos para a vaga de pedreiro. Ele diz que há 15 anos está procurando emprego com carteira assinada, mas até agora nada apareceu. “Trabalho há 45 anos como pedreiro em canteiro de obras e há 15 anos estou desempregado. Vi aqui uma grande oportunidade e a esperança de garantir o sustento para a minha família, além de ajudar a minha comunidade ficar mais bonita”, disse.
Além das vagas de emprego que a prefeitura está disponibilizando para os moradores do município, os profissionais selecionados passarão por um curso de capacitação. “Nosso objetivo também é capacitar a mão de obra local para que eles tenham mais oportunidades de emprego”, frisou a secretária da Semcat, Marisa Lima.
Ainda nesta semana, outra ordem de serviço será assinada, dessa vez no bairro Curuçambá que receberá o investimento de R$ 17 milhões em obras de infraestrutura e, assim, gerar mais emprego e renda para as famílias da região.
Por Rosane Linhares – Ascom/PMA