O prefeito de Barcarena, Renato Ogawa e a vice-prefeita Cristina Vilaça receberam uma comitiva de deputados da Assembleia Legislativa do Pará, nesta quinta-feira (9), para uma reunião sobre o incêndio na Imerys e as consequências para os moradores de Vila do Conde. O encontro foi no auditório do Complexo Administrativo, na Vila São Francisco.
As secretárias Eugênia Teles (Saúde) e Juliana Nobre (Meio Ambiente) também participaram da reunião, ao lado do presidente da Câmara, Júnior Ogawa, de vereadores e de representantes da comunidade.
A prefeitura de Barcarena foi elogiada pela agilidade das providências e pela rapidez da comunicação diante do ocorrido. Equipes do Meio Ambiente e Defesa Civil do município estiveram no local logo após as primeiras denúncias e a Secretaria de Saúde deslocou três ambulâncias, abriu mais um posto de atendimento e preparou a UPA para receber possíveis vítimas. As pessoas que procuraram os postos apresentavam sintomas leves a moderados de desconforto respiratório.
A Secretaria de Meio Ambiente de Barcarena notificou a Imerys a apresentar a Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos (FISPQ), o plano de contingência da empresa e o laudo da qualidade do ar.
O prefeito Renato agradeceu a presença dos parlamentares no município, reforçando que a prefeitura, desde o início, agiu para amparar a população atingida, aguardando por mais apurações.
Informações Comus/PMB