A primeira pesquisa realizada após as convenções partidárias e a definição pelos nove candidatos que disputam a Prefeitura de Belém mostra empate técnico na intenção de votos estimulada entre os candidatos Éder Mauro (PL), com 23% e Igor Normando (MDB), com 22%. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais. Na comparação com a pesquisa anterior, realizada em julho, o candidato do MDB cresceu 2 pontos percentuais enquanto o do PL caiu um ponto. O atual prefeito, Edmilson Rodrigues (Psol), aparece em terceiro lugar (12%), em empate técnico na margem de erro com o candidato do Podemos, Jefferson Lima, com 11% de intenção.
Os números mostram que, a menos de dois meses do primeiro turno das eleições, há a possibilidade de polarização na disputa entre Igor Normando e Éder Mauro.
Os demais candidatos aparecem na seguinte ordem: Thiago Araújo (Republicanos) 8%, Eguchi (PRTB) 3%, Raquel Brício (UP) 1%, Italo Abati (NOVO) 1%, Wellingta Macêdo (PSTU) 0%. Brancos e nulos somaram 12% e não sabem ou indecisos 7%.
Na pesquisa realizada pelo Instituto Acertar, com dados coletados entre os dias 5 a 9 de agosto, chama atenção a rejeição do atual prefeito e concorrente à reeleição, Edmilson Rodrigues. Após 3 anos e 7 meses de mandato frente à Prefeitura de Belém, o candidato tem 66% de rejeição de entrevistados que responderam que não votariam em Rodrigues. A segunda maior rejeição entre os belenenses é de Éder Mauro, com 42% de pessoas que disseram que não votariam no candidato. Igor Normando registra 13% de rejeição.
A pesquisa também perguntou em quem os entrevistados poderiam votar. O maior volume de respostas a esse questionamento foi dado ao candidato do MDB, Igor Normando, com 51% de afirmação positiva entre as pessoas que responderam à pesquisa.
SEGUNDO TURNO
A pesquisa avaliou ainda a intenção de votos da população de Belém em um segundo turno das eleições. Foram mostrados cenários. No primeiro deles foi analisada a intenção de votos entre Igor Normando e Edmilson. O candidato do MDB aparece com 61% de intenção de voto e Edmilson com 19%. Já no cenário em que aparece o candidato do PL, Normando tem 51% de intenção e Mauro 35%. Já num eventual embate entre Éder Mauro e Edmilson, o deputado federal levaria vantagem: 47% a 31%.
HELDER E LULA
A pesquisa também avaliou as gestões do atual prefeito, do governador do Estado Helder Barbalho (MDB) e do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Helder Barbalho tem 80% de avaliação positiva entre os belenenses e 13% de avaliação negativa. O presidente Lula também mostra ter aprovação da população da capital paraense, com 50% de avaliação positiva e 41% de negativa.
EDMILSON
Edmilson tem 17% de avaliação positiva, 75% de avaliação negativa, 6% de regular e 50% de pessoas que disseram que a gestão do representante do Psol foi péssima.
DADOS DA PESQUISA
Com margem de erro de 3,5% sobre os resultados gerais da pesquisa e nível de confiança de 95%, foram realizadas 840 entrevistas pelo Instituto Acertar em todas as regiões da capital.
A pesquisa foi registrada junto ao TSE e TRE/PA, em cumprimento ao que dispõe o art. 33º e seus §§ 1º e 2º da Lei nº 9.504/97, da Resolução nº 23.600/2019, do art. 7º da Resolução TSE nº 23.364/2012, assim como das demais resoluções que disciplinam os procedimentos relativos ao registro e à divulgação de pesquisas de opinião pública, realizadas para conhecimento público, relativas às eleições ou aos candidatos e foi contratada pelo Diário do Pará Ltda.
Informações: DOL