Priante através de emenda parlamentar garante obra do terminal hidroviário turístico em Icoaraci.

Para potencializar o turismo em Belém, o distrito de Icoaraci vai ganhar um novo terminal hidroviário e começará a ser construído este ano. Os recursos para a obra já estão garantidos por meio de emenda parlamentar do deputado federal José Priante, de um total de R$ 10 milhões, incluindo aporte do governo estadual mais precisamente para Companhia de Portos e Hidrovias (CPH), que elaborou o projeto e realizará a construção. A prefeitura de Belém, em parceria, doou o terreno de .6.000 metros quadrados para a construção do terminal.

O Terminal Hidroviário de Icoaraci vai potencializar o turismo na região, além de proporcionar mais conforto e segurança a todos os usuários. O novo prédio contará com cadeiras confortáveis, banheiros, guichês para vendas de passagens, lanchonete, salas para órgãos do governo, guarda-volumes, TV e bebedouro. Já a obra naval contemplará a instalação de rampa metálica biarticulada coberta e flutuante coberto, para embarque e desembarque de passageiros. A acessibilidade é um dos focos do projeto.

O terminal dará condições para a recepção de turistas que chegam a Icoaraci em grandes navios e cruzeiros nacionais e internacionais. Esses navios e transatlânticos ficam fundeados fora, não podem vir para a orla devido o canal de navegação e o assoreamento do rio. Ocorre que as pessoas precisam de um espaço digno para embarque e desembarque.

O deputado José Priante disse que a obra em Icoaraci, além dos benefícios econômicos que trará para o distrito, representa uma “prestação de contas com aqueles que votaram em mim”. E também para aqueles que nele não votaram, mas esperam da classe política “um mandato voltado para todos, sem distinção”.

“Estamos formalizando essa parceria com o intuito de viabilizar a construção dessa importante obra para o fortalecimento da atividade do modal hidroviário do Pará. A ideia é que linhas de embarcações possam fortalecer o transporte coletivo, sobretudo, a interligação com o arquipélago do Marajó, e a receptividade na chegada de cruzeiros, incluindo Belém em todo o calendário turístico mundial”, destaca o governador do Estado, Helder Barbalho.

Assista o vídeo do projeto: