Secretário Jarbas Vasconcelos faz visita técnica ao sistema prisional do Ceará.

O secretário de Administração Penitenciária do Pará, Jarbas Vasconcelos, diretores da Seap e representantes do Ministério Público do Estado, Defensoria Pública do Pará, Vara de Execuções Penais de Belém, e do Tribunal de Justiça do Estado, foram recebidos por gestores da Secretaria de Administração Penitenciária do Ceará, em Fortaleza. Durante a visita, os gestores da Seap conheceram os protocolos de controle e segurança cearenses, o funcionamento de tecnologias em unidade de segurança máxima e de custódia feminina, além das unidades produtivas e a monitoração do Circuito Fechado de TV (CFTV).

Durante a visita técnica ontem (27), o secretário da Administração Penitenciária do Ceará, Mauro Albuquerque, apresentou a primeira Unidade Prisional de Segurança Máxima Estadual das regiões Norte e Nordeste. Os gestores da Seap do Pará percorreram os espaços administrativos, com demonstração dos serviços, instalações e detalhes operacionais da unidade.

O encontro teve como objetivo conhecer a operacionalização da unidade prisional, para agregar conhecimento e aperfeiçoar o Sistema de Segurança Máxima e Regime Disciplinar Diferenciado (RDD) do Estado do Pará. O sistema penitenciário do Ceará é referência em procedimentos e gestão no Brasil.

Para o secretário de Estado de Administração Penitenciária do Pará, Jarbas Vasconcelos, o sistema prisional do Pará avançou a partir do aprendizado, ajuda e conhecimento do secretário Mauro Albuquerque e toda sua equipe. “Nós continuamos seguindo essa experiência e nessa visita viemos acompanhados do Ministério Público e da Defensoria para conhecer os procedimentos e a nova Unidade Prisional de Segurança Máxima que é um modelo para o Brasil e que nós pretendemos implantar, muito em breve, com a ajuda do governador do nosso estado do Pará”, destacou.

O secretário da Administração Penitenciária do Ceará, Mauro Albuquerque, ressaltou a importância da integração entre os sistemas prisionais. “Essa é a prova de que o procedimento que adotamos aqui no Ceará pode ser usado em todo o país. Precisamos trabalhar integrados com as forças de segurança e penitenciárias para combater o crime. A unidade de segurança máxima comprova que é eficaz e que faz diferença dentro do Estado. Desejo sorte aos colegas do Pará e no que precisar estaremos à disposição para auxiliar e ajudar em toda ou qualquer necessidade que esteja dentro do nosso alcance”, afirmou.

O Defensor Público do Pará e coordenador do Núcleo de Execução Penal, Caio Favero, acredita que a integração entre os sistemas sempre gera muitos pontos positivos. “A partir do momento que se troca experiências e informações, sempre iremos levar muito conhecimento e logicamente também trazer algo para agregar. A experiência, de todas as visitas técnicas que foram realizadas, demonstra que o estado do Ceará está muito bem. Vamos carregar todas essas ações positivas, desde a construção e, principalmente, o modelo humanizado de tratamento dos internos, familiares e dos agentes. Isso distensiona o sistema e mostra uma evolução que é possível ser feita com integração” avaliou.

O secretário Mauro Albuquerque ministrou palestra sobre a gestão da SAP/CE e os procedimentos implantados dentro das unidades prisionais, como forma de combater o crime organizado no Estado.

Os gestores da Seap também visitaram o Instituto Penal Feminino Auri Moura Costa (IPF), apontando como um caso de sucesso no País. E conheceram as instalações do projeto “tecendo o futuro” da Ypióca, além das práticas de artesanato e cursos realizados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), com também as salas de aulas regulares da unidade.

Informações da SAP/CE.