O senador Jader Barbalho (MDB-PA) anunciou a liberação de R$ 7,5 milhões de recursos referentes às emendas parlamentares individuais indicadas nos últimos anos que beneficiam a 13 municípios. Nessa nova remessa de pagamentos está incluída a emenda feita este ano para o Governo do Estado do Pará para a aquisição de equipamentos para o Centro de Perícias Renato Chaves. O senador tem indicado, desde o ano passado, emendas para aquisição de equipamentos de última geração para os laboratórios do CPRC, considerado um dos institutos de mais alto nível de apuração entre as unidades federativas do país. Os exames realizados pelo Renato Chaves têm permitido ao Governo do Estado do Pará, manter a redução das ocorrências policiais.
Os novos equipamentos forenses adquiridos graças às emendas indicadas pelo senador Jader Barbalho vão permitir uma mais rápida identificação de autores criminais além de subsidiar a produção de provas mais exatas para o processo judicial.
Já entre os municípios contemplados com as emendas individuais e agora com a liberação de recursos, o destaque vai para Juruti, no Baixo Amazonas, que, graças à emenda do senador, vai construir a ala materno-infantil no Hospital Municipal. Marituba também foi contemplada com a liberação de recurso para a aquisição de equipamentos e mobiliário para adequação das novas instalações para as parturientes, conforme previsto no programa Rede Cegonha. Já o município de Faro teve recurso liberado para a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS).
As emendas individuais indicadas pelo senador Jader para a área da saúde foram todas priorizadas pelos próprios prefeitos ou secretários de saúde em audiências com o senador. As demandas apresentadas são, na maioria, para o custeio, ou seja, pela manutenção do sistema público de saúde nos municípios. As emendas para a saúde são impositivas.
INFRAESTRUTURA
Além da área da saúde, Jader Barbalho conseguiu também a liberação de emendas para a área de infraestrutura. A Prefeitura de Santarém vai fazer o recapeamento asfáltico da avenida Gonçalves Dias, no trecho entre as avenidas Dom Frederico Costa e Uruará. Benevides está recebendo recurso para promover a pavimentação de vias urbanas. Ourém vai dar início à construção do terminal rodoviário do município. O valor referente às emendas é liberado pelo governo federal e depositado diretamente na conta das prefeituras.