O Cadastur, sistema de registro de prestadores de serviços turísticos do Ministério do Turismo, alcançou um novo recorde com 171.314 prestadores de serviços registrados, um crescimento de 14% em relação ao ano anterior. Esse número é reflexo dos esforços do Governo Federal junto ao Ministério do Turismo, que está sob administração do Ministro Celso Sabino, para potencializar o turismo em todo o país.
A Região Norte foi a que apresentou maior crescimento, com um aumento de 44,85% no número de registros, saindo de 8.271 para 11.981. Esse crescimento é atribuído à realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30) em Belém, no Pará, em 2025.
Os principais segmentos que contribuíram para esse crescimento foram:
-Agências de Turismo: 46.105 registros
-Guias de Turismo: 35.633 registros
-Restaurantes, Cafeterias, Bares e Similares: 27.472 registros
A formalização dos prestadores de serviços turísticos é fundamental para o desenvolvimento do setor. Com o registro no Cadastur, os empreendedores têm acesso a programas como o Fundo Geral do Turismo (Fungetur), que oferece linhas de financiamento com juros mais baixos, além de cursos de capacitação na plataforma Qualifica Turismo.
O turismo é um setor importante para a economia brasileira, responsável por 2,9% do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2022 ¹. Além disso, o setor também gera empregos e renda em outras áreas, como hospedagem, alimentação e transporte.
Com esses números, é claro que o turismo está em alta no Brasil e deve continuar crescendo nos próximos anos.