Sávio Barbosa - Ursula Vidal cobra celeridade do Governo Federal para liberação de recursos da Lei Rouanet.

Categorias

Mais Lidas

Ursula Vidal cobra celeridade do Governo Federal para liberação de recursos da Lei Rouanet.

Lideranças culturais do país se reuniram na sexta-feira para debater sobre a Lei Rouanet, que já movimentou quase 50 bilhões de reais em 30 anos.

A audiência pública foi transmitida pelo YouTube da Câmara dos Deputados e teve a participação da presidenta do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura e titular da pasta da cultura no Estado, Ursula Vidal; do deputado Túlio Gadelha; das deputadas Sâmia Bomfim e Jandira Feghali, entre outras figuras políticas.

A Lei viabilizou a distribuição de mais de 51 milhões de ingressos para os brasileiros em exposições e espetáculos, em mais de mais de 14 mil iniciativas culturais patrocinadas por mais de 13.200 empresas.

Diversos problemas tem sido identificados no trâmite interno de análise e liberação para a captação dos projetos. Há um represamento gravíssimo que está travando a captação de cerca de 700 milhões de reais. Já são 1.537 projetos aguardando publicação no Diário Oficial da União e inclusão de 1.195 para análise da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC). As lideranças também reivindicam a análise documental de mais 919 projetos e avaliação de pareceristas em mais 180.