Lideranças culturais do país se reuniram na sexta-feira para debater sobre a Lei Rouanet, que já movimentou quase 50 bilhões de reais em 30 anos.
A audiência pública foi transmitida pelo YouTube da Câmara dos Deputados e teve a participação da presidenta do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura e titular da pasta da cultura no Estado, Ursula Vidal; do deputado Túlio Gadelha; das deputadas Sâmia Bomfim e Jandira Feghali, entre outras figuras políticas.
A Lei viabilizou a distribuição de mais de 51 milhões de ingressos para os brasileiros em exposições e espetáculos, em mais de mais de 14 mil iniciativas culturais patrocinadas por mais de 13.200 empresas.
Diversos problemas tem sido identificados no trâmite interno de análise e liberação para a captação dos projetos. Há um represamento gravíssimo que está travando a captação de cerca de 700 milhões de reais. Já são 1.537 projetos aguardando publicação no Diário Oficial da União e inclusão de 1.195 para análise da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC). As lideranças também reivindicam a análise documental de mais 919 projetos e avaliação de pareceristas em mais 180.