O prefeito Eduardo Pio X, acompanhado da secretária de Educação, Cristiana Taveira, anunciou nesta terça-feira (28), a concessão de abono salarial a todos os servidores lotados na Secretaria Municipal de Educação (SEMED).
A medida foi possível após mudança na Lei que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB. A ação e histórica, ocorrendo pela primeira vez em 148 anos da cidade.
Para Eduardo Pio X, o ano de 2021 está sendo o ano do trabalho e com muita responsabilidade planejamento, e com a nova legislação todos os servidores da educação vão receber o benéfico. “Agora além dos nossos professores, serão inclusos, nossos porteiros, merendeiras, zeladores, agentes administrativos, vigias e motoristas, que nossos pressionais de apoio”, afirmou o chefe do executivo municipal.
“Com as mudanças na legislação, não serão mas contemplados apenas 977 servidores, serão em torno de 1822 profissionais que atuam na educação de São Miguel do Guamá”, ressaltou a titular da SEMED, Cristiana Taveira.
Histórico de sobra de recursos do FUNDEB
O município de São Miguel do Guamá não tem um histórico de sobra de recursos do FUNDEB, tanto que nos três anos anteriores não foi pago abono, apenas havendo em 2020 o pagamento de uma recomposição salarial sem aprovação do Legislativo.
PAGAMENTO EM DIAS
A Prefeitura já pagou a primeira parcela do decimo 13º no dia 15 de julho e a segunda no dia 17 de dezembro. Já no dia 23 ocorreu o pagamento dos servidores municipais e nos próximos dias será anunciado o valor e a data que cada servidor recebera o abono das sobras do FUNDEB, cujo saldo será distribuído à toda classe, educadora da rede municipal.