O Prefeito de Belém através da Secretaria Municipal de Educação de Belém (Semec) entrou em conflito com os servidores ao emitir um memorando obrigando o retorno ao trabalho na sede da instituição. Em meio a pandemia de Covid-19 e as restrições de isolamento e distanciamento social. A notícia causou indignação.
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Pará (Sintepp) lançou uma nota de repúdio contra a determinação da secretaria municipal. Os servidores pedem a revogação imediata do memorando. O sindicato lembra que as medidas vão na contramão das recomendações das autoridades de saúde internacionais, além de infringir o decreto do Governo do Estado do Pará, proibindo aglomerações em órgãos públicos.
Na contramão das necessidades de preservar a vida durante a pandemia de Coronavirus e desrespeitando o decreto estadual nº 609, de 16 de março de 2020 que proíbe aglomerações, inclusive, em órgãos públicos, a Semec emite memorando circular nº 04/2020 obrigando os funcionários da secretaria a retornarem ao trabalho e cumprirem seus horários.
Essa teimosia e irresponsabilidade da Prefeitura através da Secretária de Educação Socorro Coutinho precisa de um basta. A última atualização da Sespa mostrou 123 casos no Pará e cerca de 89 casos positivos em Belém, com 5 mortes no estado e 3 mortes na capital. Dados oficiais, imagine os não notificados.
Uma professora da CRIE da Semec Belém testou positivo pela Covid-19 na semana passada. Também um servidor da Semec sede, um dos motorista da secretária Socorro Coutinho, o Claybe Moura, está com suspeita da Covid e sequer teve a oportunidade de fazer o teste porque foi mandado de volta para casa, segundo a família e a matéria no Jornal Liberal 2ª Edição. https://globoplay.globo.com/v/8461894/
Com tudo isso a Semec obriga os servidores da Semec a retornarem ao trabalho na sede.
Expõe esses servidores à contaminação. Ameaça com o memorando circular a antecipação das férias desses servidores e demais punições que significam ameaça à vida e aos direitos.
Qual o objetivo da Semec em quebrar o isolamento desses trabalhadores e trabalhadoras?
Aumentar o número de contaminados em Belém?
Aumentar o número de mortes?