Sávio Barbosa - As milícias digitais do Pará.

Categorias

Mais Lidas

As milícias digitais do Pará.

Em postagem no Twitter, o deputado estadual Carlos Bordalo, denunciou ontem a onda de Fake News desfechada por grupos políticos contra o governador Helder Barbalho, tentando sabotar o trabalho desenvolvido contra a Covid-19. “Milícias digitais agem no Pará alvejando o governador com acusações diárias para tentar quebrar a confiança no condutor do combate à Covid-19. Espalham informações falsas para enfraquecer o isolamento! Guerra sanitária e política!”. Segundo ele, “a defesa da política de combate ao Covid-19 é sobretudo um imperativo civilizatório”.

Polícia cumpre mandado de busca e apreensão na casa de propagadores de fakenews no Pará.

Três blogueiros da capital paraense foram alvos de uma investigação da Polícia Civil, acusados de disseminar notícias falsas em redes sociais e portais jornalísticos.

Um mandado de busca e apreensão foi cumprido no dia 28 de Abril por equipes da Polícia Civil nas casas de Eduardo Sarmento Cunha, Diógenes Silva Brandão e Jhonathan Souza da Silva, respectivamente responsáveis pelos portais “Amazon Live”, “Falas da Pólis” e  “Pará Web News” . Sites e blogs que já estavam acostumados a praticar crimes virtuais em divulgar notícias sem veracidade e criar pânico na população.

Na operação os agentes do Núcleo de Inteligência Policial (NIP) apreenderam aparelhos eletrônicos e de informático, documentos, cadernos de anotações entre outros objetos de uso pessoal dos acusados.

A Polícia informou em nota que as investigações sobre divulgadores de fakenews no Estado continuam e que o material coletado será analisado através de perícia.