Foi assinada ontem (12) a ordem de serviço para a construção do Terminal Hidroviário de Icoaraci, em Belém. Assinaram o documento que autoriza o início das obras, o Governador Helder Barbalho, o então Presidente da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH), Abraão Benassuly e o deputado federal Priante. O novo terminal, que é um sonho antigo dos moradores, será construído com recursos de R$ 10 milhões de emenda de Priante mais contrapartida do Governo do Estado.
Abraão Benassuly, reforçou que “esta obra é um sonho da população de Belém, especialmente da população de Icoaraci. É uma obra que vai facilitar a integração entre Icoaraci e região das ilhas, inclusive o Marajó e todas as cidades que são atendidas pelo modal hidroviário”, disse Benassuly.
Na oportunidade Abraão Benassuly se despediu da função como Presidente da CPH. Ele será o próximo Secretário adjunto de Estado das Cidades e Integração Regional.
Bom dia a todos.
Em primeiro lugar eu gostaria de agradecer a Deus por mais esta oportunidade, agradeço a minha família por sempre me apoiar. Cumprimento o Governador Helder Barbalho, Cumprimento o Prefeito de Belém Edmilson Rodrigues, em seu nome cumprimento todos os prefeitos da região metropolitana de Belém e todos os integrantes da sua equipe , cumprimento o Dep. Federal José Priante, autor da emenda parlamentar que vai ajudar o estado na construção do terminal hidroviário de Icoaraci, em seu nome o cumprimento todos os deputados e deputadas federais do Pará. Cumprimento todos os vereadores de Belém aqui presentes. Cumprimento todos os secretários de estado e colaboradores de governo, na pessoa do Secretario Wagne Machado , Secretário de Estado das Cidades e Integração Regional , cumprimento o secretário de Transporte Adler Silveira, a quem à CPH está vinculada.
Cumprimento toda a equipe da CPH, cumprimento o Eng. Marcio Tavares o próximo Presidente da CPH. Cumprimento todas as pessoas aqui presentes de Belém, Icoaraci, Outeiro, Cotijuba , lideranças comunitárias e outras.
Senhoras e senhores;
Governador, eu gostaria de pedir a sua permissão para usar esta fala para fazer um balanço desses quatro anos e um mês em que estive à frente da CPH, cargo que estou me despedindo hoje com muita honra. Antes de mais nada, agradeço imensamente ao Senhor pela oportunidade e confiança depositada no nosso trabalho. Tenho muita honra em fazer parte da sua equipe tendo sido presidente da CPH. Agradeço também à nossa vice-governadora, que quando secretária de planejamento sempre atendeu as demandas da CPH, juntamente com o Dr. Renê, Dr. Ricardo Sefer e Dra. Maria Eugenia Rio, quando analisavam e aprovavam as nossas ações apresentadas ao GETAFE.
Agradeço também imensamente à minha valorosa equipe da CPH, equipe extremante dedicada e competente, que permitiu alcançarmos o resultado e o reconhecimento do nosso trabalho. Gostaria de destacar como exemplo o maior e melhor terminal hidroviário do Brasil em Santarém, e também o terminal turístico de Algodoal, construído em uma área de proteção ambiental, exemplo de desenvolvimento atrelado ao respeito ao meio ambiente. Por último agradecer a minha família que por muitas vezes eu tive que deixá-la para poder viajar.
Senhoras e senhores;
Nesses 4 anos que estivemos a frente da CPH realizamos obras de construções, reformas e adequações , Ao todo foram 35 Obras autorizadas pelo governador, 19 obras inauguradas e 16 obras em andamento. Beneficiando assim mais de 1.900.000 mil pessoas .
Obras Inauguradas ;
1- Faro
2-Terra Santa
3-Curuá
4-Prainha
5-Almeirim
6-Santana do Tapará
7-Obidos
8-Monte Alegre
9- Portel
10-Curralinho
11- Ponta de Pedras
12- Limoeiro do Ajurú
13- Santa Cruz do Arari
14- Cachoeira do Arari
15- Alenquer
16- Algodoal
17- Trapiche em São João da Ponta (Sede)
18- Trapiche em São João da Ponta (Vila de Porto Grande)
19- Santarém
Investimento na ordem de 150 Milhões
Mais de 1.000.000 milhão de pessoas beneficiadas.
Obras em andamento;
1-Afuá
2-Anajas
3-Bagre
4-Breves
5-Soure
6-Chaves
7-Salvaterra
8-Maracanã Trapiche
9-Mocajuba
10-Acara
11-Aveiro
12- Melgaço
13-Oeiras do Pará
14-Senador José Porfirio
15- Muaná
16- Icoaraci
Investimento na ordem de: 68 milhões
Para atendimento de 900 mil pessoas
Algumas com
Inauguração prevista a partir do próximo mês , terminal de AFUA E TERMINAl PESQUEIRO DE MARACANÃ.
Senhoras e senhores;
Estamos deixando também um planejamento com projetos concluídos, ou em fase de conclusão para construção e reforma de terminais hidroviários nos seguintes municípios:
1- Jenipapo (Santa Cruz do Arari)
2- Altamira
3- Gurupá
4- Carapajó (Cametá)
5- Alter do Chão (Santarém)
6 – Marudá (Marapanim)
7 – Mojú
Investimento em projeto na ordem de: R$1.100.00,00 (Um milhão e cem mil)
Para atendimento de mais de 264 mil pessoas
Governador, o seu governo vem revolucionando à malha hidroviária Paraense, proporcionando segurança, conforto e acessibilidade à todos os usuários desse modal tão importante para o Estado do Pará. E em Icoaraci não será diferente. Hoje está sendo assinada a ordem de serviço para início das obras desse belíssimo terminal hidroviário, sonho antigo da população de Belém e mais especificamente dos moradores da vila sorriso.
Este terminal vai promover o turismo e a integração de Icoaraci com Belém, com as ilhas próximas, com a ilha do Marajó e todas as demais cidades que são atendidas pelo modal hidroviário.
Amigos e amigas, eram essas as minhas palavras. Obrigado Governador, viva Icoaraci, viva Belém, viva o Pará.
Abraão Benassuly.
Fotos: Marco Santos (Agência Pará)