Sávio Barbosa - Prefeitura de Barcarena e Iterpa assinam termo de cooperação técnica para regularização de terras.

Categorias

Mais Lidas

Prefeitura de Barcarena e Iterpa assinam termo de cooperação técnica para regularização de terras.

O Termo de Cooperação Técnica para a regularização de terras no município de Barcarena foi oficialmente assinado entre e prefeitura e o Instituto de Terras do Pará – Iterpa. O ato ocorreu nesta sexta-feira, 14, na subprefeitura, na Vila São Francisco, e contou com a presença do prefeito Renato Ogawa, do presidente do Iterpa, Bruno Kono, e da secretária de ordenamento territorial, Mayumi Hirata. Como fruto dessa parceria, haverá apoio técnico do Estado, para as ações de regularização fundiária em Barcarena, tanto na zona urbana, quanto rural.

Com a regularização, o proprietário poderá usufruir de financiamentos, melhorar a produção, condição de trabalho e da família. Para isso, o Iterpa e a prefeitura trabalharão juntos. “Queremos abrir linhas de frente dessa regularização, dando apoio para a prefeitura, através de tecnologia e conhecimento, com toda a estrutura que a gestão também oferecerá nesse trabalho conjunto”, explica o presidente do Iterpa, Bruno Kono.

O processo de regularização será desenvolvido através da Secretaria Municipal de Agricultura – SEMAGRI, e da Secretaria Municipal Extraordinária de Ordenamento Territorial e Habitação – SEMEOTH. “Vamos dar o direito de moradia às pessoas, e isso vai dar dignidade à população, por ter segurança jurídica na propriedade do terreno, da casa. Ficamos muito felizes por firmar essa parceria e trazer esse bem aos munícipes”, disse a secretária de ordenamento territorial, Mayumi Hirata.

O Iterpa, junto de equipe técnica, e a prefeitura de Barcarena, estiveram recentemente na comunidade São Felipe, na zona rural do município, para conversar com moradores da localidade, e dar a notícia de que eles serão os primeiros a ter o título de propriedade. Conforme os trabalhos forem avançando, o serviço alcançará todas localidades de Barcarena.

Informações Comus/PMB