Os eleitores do Pará escolheram Beto Faro (PT) para representar o estado pelos próximos oito anos em uma das vagas para o Senado. Com 99,92% das urnas apuradas no estado até 00h16, ele teve 1.778.736 votos (42,52% do total). Ele derrotou outros 11 candidatos no pleito, entre eles o candidato do presidente Jair Bolsonaro (PL), Mário Couto (PL).
Beto Faro contou com amplo apoio da esquerda no Pará, como PV, PCdoB e PSOL. Segundo o PT, 100 das 144 prefeituras apoiaram o petista na corrida pelo Senado.
Beto Faro colou em Helder Barbalho
Além de buscar se associar ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Faro também buscou colar na reta final a sua imagem ao governador Helder Barbalho (MDB).
Helder tinha em sua chapa outros candidatos ao Senado, Flexa Ribeiro (PP) e Manoel Pioneiro (PSDB), mas, em razão das reais chances do petista na disputa, passou a participar cada vez mais de atos de campanha ao lado de Faro.
Por outro lado, Beto Faro capitalizou o prestígio político de Helder, usando a imagem do governador em materiais de campanha na internet e na propaganda de rádio e TV. Isso fez o petista ultrapassar Mário Couto nas pesquisas de intenções de votos.
Quem é Beto Faro
No quinto mandato como deputado federal, José Roberto de Oliveira Faro tem 53 anos. Ele nasceu em Bujaru e está filiado ao PT desde 1987.
O petista ganhou notoriedade, principalmente no interior do Pará, após presidir a Fetagri (Federação dos Trabalhadores na Agricultura) e a CUT (Central Única dos Trabalhadores) do Pará.
Também já foi diretor de política agrária da Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares), e superintendente do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), durante os governos do então presidente Lula.