Centro comunitário Allan kaderc recebe ação social em alusão ao legado do ativista de Direitos Humanos Paulo Fonteles.

O instituto Nossa Voz, em parceria com o Instituto Paulo Fonteles de Direitos Humanos, está promovendo uma ação social no centro comunitário Allan Kardec, no bairro da Condor, durante os dias 10 e 11 de fevereiro. O evento ocorre em alusão ao legado do grande ativista de Direitos Humanos, Paulos Fonteles, que se vivo completaria 73 anos nesta sexta-feira, 11.
O evento que começou hoje, 10, levou ações de saúde e cidadania a comunidade como: Aferição de Pressão Arterial, Glicemia e Saturação. A Equatorial também mobilizou uma equipe para o centro comunitário Alan Kardec, pois era uma das principais demandas da comunidade, para receberem atendimento e orientações da empresa de energia. Além de atendimento e aconselhamento jurídico.


O alto índice de jovens com depressão na comunidade foi uma preocupação levantada pela direção do centro comunitário, e durante a ação foi realizado atendimentos psicológicos prévios para que pudessem ser feito os encaminhamentos necessários.


As ações sociais irão ocorrer até às 14h de sexta-feira, 11. A partir das 16h começará o evento cultural trazendo a história do legado do ativista de Diretos Humanos Paulo Fonteles para debate com a comunidade.


Durante a ação será exibido um dos episódios da série documental do LibPlay “Somente a verdade – História de Polícia”, que fala sobre Paulo Fonteles, que foi perseguido e assassinado a mando de latifundiários ligados a União Democrática Ruralista (UDR). A exibição está prevista para às 16 horas, e depois haverá uma roda de conversa sobre o legado de Paulo Fonteles para a luta dos direitos humanos no Pará, com a presença do historiador Pedro Fonteles.


No evento também será entregue comendas em homenagem a Paulinho Fonteles, para 10 lideranças comunitárias da Condor pelo trabalho desenvolvido na comunidade, entre elas, Dona Maria do Socorro da Silva Santos, que receberá a comenda em homenagem a sua irmã, Maria Izabel da Silva Santos, que foi a primeira mulher a comandar uma greve na fábrica de castanha as duas eram operárias da castanha.


O Instituto Nossa Voz é um instituto sócio ambiental, educacional e identitário, que tem como intuito desenvolver o trabalho de assistência a pessoas em estado de vulnerabilidades e que são invisibilizadas com a ausência de políticas públicas que atendam a população minorizada no país. Buscando por meio de ações, suprir as necessidades e individualidades de cada comunidade.


O instituto já levou ações para várias comunidades, como jurunas, Guamá, Pedreira, Marambaia, Mangueirão, e participa ativamente das campanhas que alertam os cuidados à saúde, prevenção a covid-19, câncer de mama, próstata e outros. O enfoque é sempre atender, orientar e informar a população.

Serviço:

8h – Ação social
16h – Exibição série documental Paulo Fonteles
19h – Entrega das comendas Paulinho Fonteles de Direiros Humanos para 10 lideranças comunitárias da Condor pelo trabalho desenvolvido na comunidade.

A ação e toda a programação acontecerão no Centro Comunitário Allan Kardec
Endereço: Passagem Allan Kardec – Condor, Belém
Contato: Nice Tupinambá (91) 9355-2289
Cezar Ribeiro (91) 98822-1993
Flávia Barros (91) 98015-1689